quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Bloco Papangus do Ibadã

O grupo Ibadã Brasil esse ano vai botar o Bloco Papangus do Ibadã na rua. Vamos tocando o sorongo, o balanceio e a congada, ritmos para balançar o corpo com bastante alegria. O précarnaval e o carnaval não será o mesmo com esses papangus levando cores, mistério, arenga e alegria. Qualquer um pode participar cantando, dançando e criando o seu papangu.

Você já viu um papangu?! Eles também são conhecidos como caretas. Andam com chicote na mão brincando e assustando o povo no carnaval, na semana santa ou nos reisados. Pois bem, estamos convocando todos os papanguns de Fortaleza para brincar no nosso bloco.

O ensaio acontece na praça dos Coelhos na rua Antonio Pompeu as 16h no domingo. Veja o MAPA. Descartes Gadelha repassa as nuances dos ritmos para o Ibadã nesses encontros sempre muito agradáveis.

"Quem chegou? Foi o Ibadã! Vai ter papangu, Fortaleza vai ver... iê iê No toque da alfaia e do gonguê

Quem chegou? Foi o Ibadã! O povo balança sem perceber... iê iê Na congada, sorongo e balancê"

"Chega de Tchururu, chega de tchururu. Chega do interior a dança do Papangu"

Participe! Traga os amig@s, os filh@s, os vizinh@s, namorad@s ....

::: Sobre os Papangus

Fonte: Descartes Gadelha Papangus é bloco carnavalesco que canta músicas simples e engraçadas com letras jocosas e irônicas, marcadas pela irreverência. O conteúdo é sempre o bem vencendo o mal, como por exemplo, um anjo que prende satanas ou o pobre açoitando a carestia, ou até qualquer crítica sócio-educativa, política do dia-a-dia. As críticas geralmente são as pessoas que se destacam nos meios sociais e na mídia, por exemplo: Faustão, Ana Maria Braga, Bin Lader...

Fonte: Dicionário do Folclore Brasileiro O termo papangu, assim apelidado, tomava parte nas extintas Procissões de Cinzas, durante a Semana Santa. Acompanhavam as procissões religiosas, tocando trombeta e dando chicotadas em quem atrapalhasse o cortejo.

Existem relatos que algumas das procissões de cinzas mais divertidas e burlescas, realizadas até meados do séc.XIX, traziam a popular figura do papangu representando a morte.

Figura temida, sobretudo pelas crianças, o papangu começou a ser questionado, até que em 1831 teria sido proibido. Depois dessa proibição, o termo papangu denominava uma estética grotesca, assustadora e hostilizada, atraía e ao mesmo tempo perturbava. Expressando sentimento de pavor, medo e dor, transforma-se num ser alegre, sorridente e irreverente, retornando tempos depois, como brincante no carnaval.

Fonte: Joseane/PE Sobre os papangus de Beserros/PE. Papagun é uma brincadeira misteriosa onde pessoas usam mascaras e visitam as casas enganando as pessoas,mudam a voz. Eles se cobrem dos pés a cabeça para se esconder dos mais próximos como esposas, filhos, etc.

Fonte: Fotógrafo Alex Hermes Nesse site um ótimo acervo fotográfico de caretas e papangus do Brasil. http://picasaweb.google.com/encontrolusofonomascara

Fonte: YouTube Como fazer máscaras de papel marchê http://www.youtube.com/watch?v=haNa6mQQQR0 http://www.youtube.com/watch?v=yfQmPegqde4 http://www.youtube.com/watch?v=qi5OtEjf2aQ http://www.youtube.com/watch?v=ty4eyrXHE0U Congada do ES http://www.youtube.com/watch?v=YcYGf4MKcNo

Nenhum comentário:

Postar um comentário